English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

5 - QUANDO O DISCÍPULO ESTÁ PREPARADO O MESTRE APARECE

Eis que, em dezembro de 2008,  almoçando num restaurante vegetariano,  dialoguei um pouco muito com aquele que encontrara antes na lanchonte, mais do que isto ouvi muito. Conversamos sobre diversos assuntos. Até que lembrei sobre a frase de “estar preparado”,  que ele me dissera no primeiro encontro.
- A professora Ceres Moura declarara que os indianos acreditam que   “quando o discípulo está preparado o mestre aparece”; mas, o senhor, mestre, somente disse que eu estaria preparado para nossa interlocução.
- Ora, embora eu tenha referido, este princípio estava implícito no nosso encontro e nas interlocuções posteriores que ora ministro. Avalie você meu amigo, pois é fundamental que se transmita conhecimentos yóguicos  mais aprofundados somente para aqueles que estão preparados e qualificados, com envergadura na moral, nas ações e na forma de se voltar para o Supremo, de quem tem potencial para evoluir no yoga.
- Assim não são restringidos aqueles que poderão assumir a senda do yoga, e, chegar à evolução? Pensei. Logo,  recebi a resposta, como se ele tivesse lido na minha mente a dúvida.
- Não há restrição insensata. Pois, a cada pessoa o yogue possui a sua mensagem e atitude. Para todas podemos dirigir algo proveitoso. Porém, é fato de que a existência de segredos não é inatividade. em relação aos demais Queremos a progressão de toda a humanidade, mas nossa expressão para com próximo será de acordo com o  nível de avanço espiritual e material de cada um.
Parecia que ia terminar aí, mas continuou.
- Hoje – enfatizava ele -  vivemos numa época em “homens privados da razão e sujeitos a todo tipo de doença do corpo e da mente, cometem pecados diariamente tudo que é impuro, vicioso e calculado  para afligir a raça humana se manifesta”. Como o Yoga  concede muitos poderes e conhecimentos,  até de atuação sobre mais de um corpo do ser humano,  deve ser ministrado com prudência, para que não venha a ser usado contra a humanidade. Também, o próprio discípulo não preparado para mensagem, pode acabar por se desorientar, podendo até vir a ter reforçadas qualidades contrárias àquelas necessárias ao yogue.
 Embora prevaleça o princípio do segredo, ainda,  nesta era, haverá o inicio de uma superação desta limitação e muito hoje em segredo no Yoga será mais publitizado, pois uma regeneração média se anuncia para populações significativas do planeta terra, conforme previsões de diversos  sábios yogues.
Na história, há exemplos de que após a decadência há uma tendência a avanços; nós que somos otimistas abraçamos esta expectativa em relação ao progresso moral e espiritual em nível jamais alcançado pela humanidade.
E não pense que é recente esta preocupação ainda prevalecente de ensinar aos eleitos a Verdade, já na Bhagavad Gita, livro escrito a mais de 2500 anos, constava que  “Este conhecimento confidencial jamais pode ser explicado àqueles que não são austeros, nem devotados, nem se ocupam no serviço devocional, e tampouco a qualquer que tem inveja de mim.”[1]
Por fim, também a frase referida por você, com texto distinto e conteúdo similar está no Gita: “Se amares a Verdade, virão em teu auxilio os que conhecem a Verdade, favorecendo a sua iniciação”[2] .

[1] Bhagavad Gita 18.67
[2] Bhagavad Gita 04.34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário