English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

HALÁSANA



HALÁSANA (posição do arado)
 - A partir da posição deitada, em decúbito dorsal, expirando. 
-  Eleve ambas as pernas com joelhos unidos lentamente, apoiando por trás da coluna. Eleve as pernas até alcançar um ângulo de cerca de 90%. Pode permanecer um pouco nesta fase.
- Posteriormente, prossiga a flexão com suas pernas retas, deixando o pé descer descer atrás de sua parte superior da cabeça, até que os artelhos encontrem o solo. 
- E suas mãos podem descer novamente, se assim você se sentir melhor. Permaneça na posição alguns segundos, entre 30 e 60 segundo, pode inclusive executar bandhas. Aproveite para relaxar o rosto e pele deste. Respire suave e livremente. Depois, inspirando. 
- Retorne suas pernas até 90º. Podendo a partir daí inalar o ar. E deixar suas pernas ficarem horizontais com o chão. E posicione sua nuca em linha reta.
BENEFÍCIOS DA POSIÇÃO: 
- Esta posição dá elasticidade à coluna, espinha e nervos espinhais. 
- Contribui para diversos órgãos do aparelho digestivo, inclusive na superação de problemas gástricos,.
- Contribui para o equilíbrio da tireóides saudáveis e fortalecimento dos músculos abdmoniais.
-  Dado  o estiramento da perna, dos dedos do pé até à cintura,  tende a contribuir na melhoria da circulação das veias. 
- Eleva o equilíbrio energético e da pressão sanguínea. -
- Alivia, podendo vir a superar, problemas de caimbras e dores nas articulações. -
- Ajuda a aliviar ondas de calor que ocorrem, principalmente, na menopausa. 
- Também, é ótima posição para correção de problemas posturais, alinhando a coluna. e dado melhor contorno ao tórax. 
- Recomendada, também, para  diabéticos, dada a ativação pancreatica que proporciona,  podendo vir a curar alguns tipos de diabetes.
- Iyengar, analisando variantes, diz que: "Ajuda a tratar de hérnias e hermorróidas, se praticada com pernas afastadas. E que alivia dores ou câimbras nas mãos, nos dedos, punhos, cotovelos e ombros, se praticada com os dedos entrelaçados e os braços estendidos em direção às pernas." 
- Relaxante, contribui para superação da fadiga e eleva o ânimo do praticante. 

OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES: Devida a sua influência direta sobre o chackra VISHUDHA seus beneficios são relevantes. E, ao influir sobre todo o sistema grandular e a coluna,  é considerada uma posição de rejuvenescimento, dada a correlação entre a coluna, as glândulas e a manutenção da constituição física jovem.
- Irriga o cérebro, com um fluxo significativo e, ao mesmo tempo, numa postura estática,  de uma forma que acalma o sistema nervoso. Contribui para o equilíbrio da irrigação cerebral que influi sobre o estado mental e emocional, conferindo, normalmente,  autodominio, confiança em si mesmo e destreza mental.
 RESTRIÇÕES E PRECAUÇÕES: 
- Evite-a na fase crítica da menstrução.    
-Contraindicada para quem tem isquemia. E para quem sofre asma e outras dificuldades respiratórias e para quem tem coluna endurecida.  Execute-a neste casos com apoio de acessórios (veja recomendação da Professora Nilda Fernandes). 
- "Por ser halasana um movimento muito intenso da coluna, deve-se praticá-lo com a devida cautela, principalmente as pessoas  que têm a coluna endurecida e os idosos. Aconselha-se, nestes casos, o uso de suportes nos pés, não permitindo os mesmos descerem até o chão; e, ao desfazerem a postura, retornar com as pernas dobradas para amenizar o trabalho da coluna."
  Para quem sofre hipertensão, veja a recomendação abaixo de Iyengar. Distintamente do que afirmavam diversos outros estudiosos da posição, Iyengar é da opinião de que esta postura  pode ser executada por portadores de hipertensão, assim como a Sarvangásana, obedecendo a seguinte técnica. "Deitar todo o corpo no chão. Expirar e, lentamente, elevar as pernas perpendicularmente durante dez segundos, respirando nesta fase naturalmente.  Com mais expiração, elevar novamente as pernas até encostá-las no solo, sem dobrar os joelhos. Não se deve sentir nenhuma pressão na cabeça. Os braços estendidos até encostar nos pés. Ficar nesta posição por três minutos com uma respiração normal. Fechar os olhos e dirigir a atenção para o nariz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário