English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

MATSYÁSANA


Nome da posição: Esta posição tem o nome de MATSYÁSANA, a posição do peixe (matsya).
Execução: a pessoa praticante de costa, em posição ereta, une os pés esticados. Apoiando com as mãos nos chão ao lado do corpo, após colocar as mãos sob os glúteos. Apoando o antebraço no chão, eleva o esterno. E, ao mesmo tempo, volta a cabeça para trás, até que a parte de cima da cabeça se encontre no chão. Permaneça na posição, respirando de modo livre.Após cerca de 30 trinta segundo. Desfaz vagarosamente, a posição.
Benefícios da posição. Esta posição é altamente benéfica, tanto que textos clássicos a qualificam de "destruidora de doenças". Ela, além de corrigir a postura de quem a pratica, é benéfica para tireóide e paratireóide. Fortalece a musculutura torácica e regula a respiração. Entre os demais efeitos benéficos, fortalece a garganta. Sivananda cita que ela ativa as grandulas endrocrinas, pituária e pineal. E traz beneficios nos processos curativos relacionados com diversas doenças, tais como : constipação, asma, broquite crônica, epilepsia e algumas variedades de obesidade. Na questão sexual, ele, vai mais a fundo, declara que posição contribui na superação dos efeitos negativos da masturbação, regulação sexual  e seminal. E, afirma, que há, com ela, se alcança o equilíbrio sexual hormonal, podendo se homem recuperar a masculinidade perdida, a vitalidade e elevar a energia, desde que a prática seja assídua. Rejuvenesce até o funcionamento cardiáco.É uma posição atividadora, rajásicas. Dá maior resistência à fadiga mental.
Observação complementar. Por ser estimulante, deve ser evitada pelos hiperativos, salvo quando necessária, como compensação, se alternativamente não for adotada outra posição para este fim. Por ser uma compensação para as invertidas, seus efeitos são mais relevantes quando executada após as posições como sarvaghásana, sirshásana,.. halásana..
Tempo de execução:  Para não hiperativar a tireoide, é recomendável que não se ultrapasse a dois minutos na execução deste ásana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário