INTRODUÇÃO
Hudson Cunha
“Samkhya é conhecimento, yoga é poder, quem domina os dois nada mais tem a conquistar sobre a terra.” Bhagavad Gita, V-4.5
. A milenar prática do Yoga recebe crescente interesse no mundo ocidental, pois não é algo que assegura unicamente um corpo esbelto, elegante, forte e saudável, mas também uma disciplina física, mental e espiritual.
. Fisicamente, o yoga é uma necessidade, com sua prática há como que uma sedação em relação a uma série de doenças possíveis, bem como um efeito terapêutico sobre diversos males, contribuindo para um físico ideal. Mentalmente, nos assegura um equilíbrio nervoso e tranqüilidade, além dá vivência de potenciais normalmente esquecidos ou adormecidos. E, principalmente, espiritualmente, nos dá um sentido de respeitosa unidade com os demais seres e com o divino.
. Este site, como uma obra pré-introdutória no yoga, recomenda a prática do yoga, para aqueles que querem alcançar conscientemente a administração espiritual e sobre suas funções orgânicas e mentais, inclusive tensões musculares, saúde nervosa e as diversas utilizações e paralisações mentais
. Para tal alcance e resultados positivos, o conhecimento do yoga deve reportar aos aspectos de identidade com o todo, com consciência do processo evolutivo e ainda no detalhamento dos membros do yoga, que devem ser praticados, com aperfeiçoamento moral, controle de alento, posturas, abstração dos sentidos e da ação, com relaxamento e formas interiorização da consciência.
. As seis principais escolas da India se encontram agrupadas de duas em duas, sendo a dupla YOGA-SAMKHYA a mais antiga delas. Onde o Samkhya seria a principal base filosófica do yoga; enquanto o yoga seria a contraparte prática do Sámkhya.
. O yoga, em sua essência, como deixou claro Patanjali, nos seus Yoga Sutra, buscou fontes para seu aprofundamento no Samkhya, escola irmã do yoga e anteriormente desenvolvida em profundidade.
. Embora o Samkhya apresente uma cosmegênese do mundo material a partir do espirito primordial (purusha) e da matéria primordial (prakriti), sem utilizar do conceito de Ishwara (espirito especial equilibrado, onisciente, onipotente), o yoga trará este elemento fundamental para a compreensão da evolução do ser no caminho de volta para saudável e verdadeira pureza espiritual, a vivência da unidade com o todo e o particular, da verdadeira identidade com o Ser.
. Portanto, com sua base filosófica, o Yoga se torna mais aprofundado em busca do caminho para Kaivalya, isto é, da restituição da liberdade plena e pré-existente; dado que o perfeito conhecimento do yoga, no nosso entender, deve estar conectado com Samkhya.
. Neste BLOG, formulando a exposição de caminhos que superam o cansaço crônico e as tribulações impostas aos incautos pelo mundo contemporâneo numa visão espiritualizada, procura desenvolver – numa proximidade mais intima entre o Yoga e o Samkhya - a evolução da matéria bruta no sentido do purusha e Ishwara até o kaivalya; isto é, expondo o caminho evolutivo de volta do yoga.
. Apresenta o desenvolvimento da exposição didaticamente, num continuo de evolução do estudo, como um romance enriquecido com exposições e quadros explicativos, mas também deixando claro que a predominância neste livro é da visão yóguica, daí, porque, ao invés,da tradicional SAMKHYA YOGA há no presente trabalho a titulação YOGA-SAMKHYA.
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