English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

YOGA E SAMKHYA: PODER E CONHECIMENTO

INTRODUÇÃO
Hudson Cunha
“Samkhya é conhecimento, yoga é poder, quem domina os dois nada mais tem a conquistar sobre a terra.”  Bhagavad Gita, V-4.5

.           A milenar prática do Yoga recebe crescente interesse no mundo ocidental, pois não é algo que assegura unicamente um corpo esbelto, elegante, forte e saudável, mas  também uma disciplina física, mental e espiritual.
.         Fisicamente, o yoga é uma necessidade, com sua prática há como que uma sedação em relação a uma série de doenças possíveis, bem como um efeito terapêutico sobre diversos males, contribuindo para um físico ideal.  Mentalmente, nos assegura um equilíbrio nervoso e tranqüilidade, além dá vivência de potenciais normalmente esquecidos ou adormecidos. E, principalmente, espiritualmente, nos dá um sentido de respeitosa unidade com os demais seres e com o divino.
.         Este site,  como uma obra pré-introdutória no yoga, recomenda a prática do yoga, para aqueles que querem alcançar conscientemente a administração espiritual e sobre suas funções orgânicas e mentais, inclusive  tensões musculares, saúde nervosa e as diversas utilizações e paralisações mentais
.          Para tal alcance e resultados positivos, o conhecimento do yoga deve reportar aos aspectos de identidade com o todo, com consciência do processo evolutivo e ainda no detalhamento dos membros do yoga, que devem ser praticados, com aperfeiçoamento moral,  controle de alento, posturas, abstração dos sentidos e da ação, com relaxamento e formas interiorização da consciência.
.          As seis principais escolas da India se encontram agrupadas de duas em duas, sendo a  dupla YOGA-SAMKHYA a mais antiga delas.  Onde o Samkhya seria a principal base filosófica do yoga; enquanto o yoga seria a contraparte prática do Sámkhya.
.          O yoga, em sua essência, como deixou claro Patanjali, nos seus Yoga Sutra, buscou fontes para seu aprofundamento no Samkhya, escola irmã do yoga e anteriormente desenvolvida em profundidade.
.         Embora o Samkhya apresente uma cosmegênese do mundo material a partir do espirito primordial (purusha) e da matéria primordial (prakriti), sem utilizar do conceito de Ishwara (espirito especial equilibrado, onisciente, onipotente), o yoga trará este elemento fundamental para a compreensão da evolução do ser no caminho de volta para saudável e  verdadeira pureza espiritual, a vivência da unidade com o todo e o particular, da verdadeira identidade com o Ser.
.          Portanto, com sua base filosófica, o Yoga se torna mais aprofundado em busca do caminho para Kaivalya, isto é, da restituição da liberdade plena e pré-existente; dado que  o perfeito conhecimento do yoga, no nosso entender, deve estar conectado com Samkhya.
.         Neste BLOG, formulando a exposição de caminhos que superam o cansaço crônico  e as tribulações impostas aos incautos pelo mundo contemporâneo numa visão espiritualizada, procura desenvolver – numa proximidade mais intima entre o Yoga e o Samkhya -  a evolução da matéria bruta no sentido do purusha e Ishwara até o kaivalya; isto é, expondo o caminho evolutivo  de volta do yoga.
.          Apresenta o desenvolvimento da exposição didaticamente, num continuo de evolução do estudo, como um romance enriquecido com exposições e quadros explicativos, mas também deixando claro que a predominância neste livro é da visão yóguica, daí, porque, ao invés,da tradicional SAMKHYA YOGA há no presente trabalho a titulação YOGA-SAMKHYA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário