English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CHAKRÁSANA



CHAKRÁSANA - De chakra, em sânscrito, roda.



EXECUÇÃO: Deite-se em décubito dorsal, corpo  estirado. Dobre as pernas, colocando os pés ao chão próximos as nádegas  e os joelhos elevados. Segure com as mãos os tornozelos, mão direita no tornozelo direito, mão esquerda no tornozelo esquerdo.  Inspire, eleve a cintura, com o restante do corpo acompanhando, mantendo a cabeça e a parte superior do corpo no chão. Expire. Elevada a parte da cintura e tronco inferior, leve suas mãos acima da parte superior, ao lado do pescoço e as pontas dos dedos sob os ombros, com apoio no chão. Inspire, então, em impulso, eleve a parte superior do corpo, formando um arco. Permanecendo em formação similar a uma meia roda durante alguns segundos, entre 5 segundos e 2 minutos. A seguir, expire. E, novamente, inspire. Voltando da posição, primeiramente dobrando os braços, abaixe a parte superior do corpo. Depois, a parte do abdômen desce, com as nádegas ao chão. E, então, com o corpo estirado, relaxe.  
EXECUÇÃO ALTERNATIVA: Supta Chakrásana: De pé, mantendo distancia de cerca de 25 cm entre os pés. Flexione as costas para trás, com os braços elevados. Faça, vagarosa e suave uma curva com as costas. Dobre os joelhos, apoiando as mãos no chão.  Então, curve o pescoço olhando para a base. Permaneça por alguns segundos (entre 5segundos e 2 minutos). ... 
BENEFICIOS DA POSIÇÃO:
- Assegura flexibilidade e vitalidade para a coluna vertebral,  nervos e para grande parte da musculatura, tendo assim um efeito vigoroso e rejuvenescedor.  
- Trabalha intensamente os músculos dos braços e das pernas e as respectivas articulações; do pescoço  à base da coluna, fortalecendo toda rede muscular até os pés.   
-Ao irrigar gânglios nervosos de ambos os lados da coluna e o cérebro, assegura um fluxo mais livre, dando vivacidade intelectual, aumento da memória e estimulação psíquica e, ainda, tonifica os nervos superiores que servem à visão, audição, olfato e paladar, dando equilíbrio e eficiência ao funcionamento destes. 
- Contribui na regularidade do ciclo menstrual e do funcionamento órgãos sexuais.  
- Estimula as tireóides e cura desarranjos da traquéia e laringe, graças à abundante irrigação local. 
-  Favorece toda atividade endócrina,  com surpreendentes para saúde psicossomática em geral. 
-  Assegura regularidade do fígado.  
- Dada sua intensa irrigação sanguinea pelo corpo,  em sentido inverso e complementar ao cotidiano;  o sistema cardiovascular é altamente beneficiado. 
- Produz efeitos estéticos significativos, como redação de rugas,  concedendo flexibilidade e  contorno à área da cintura, emagrecendo  principalmente as gorduras localizadas nesta área. E, ainda, dá textura da pele e confere a voz uma clareza e tonalidade mais precisas. 
- Seus efeitos terapêuticos são diversos, tais como de contribuir na cura de doenças relacionadas com os sistemas respiratório, nervoso e endócrino,  inclusive diabete, obesidade, asma, constipação. Cura problemas pulmonares e de garganta, entre elas as amigdalites e mesmo dores de cabeça crônica.   
- Como fortalece fígado, pâncreas e rins. 
- Além destes benefícios, possui outros, pois conjuga todos os benefícios dos ásana: dhanurásana , shalabásana e bhujangásana.  
RECOMENDAÇÕES  E CUIDADOS: 
- Por ser uma posição exigente de esforço, energética e quente, o melhor horário para sua prática é pela manhã e à tarde.
- Procure praticar em uma base não deslizante ou escorregadia. 
-- Contraindicada: para que sofre de hérnia de disco,  com retina deslocada. Durante a gravidez. Para determinadas doenças da coluna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário