English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 11 de maio de 2010

Iogue de 83 anos - que não come há 75 - impressiona médicos





.           Prahlad Jani é um religioso da linha Jainista, hatha yogue, seguidor de Amba (=Durga), uma das deusas, de quem alega ter recebido a graça,  aos 8 anos de idade, de não necessitar se alimentar e beber como os demais seres humanos.
.           Diz que para se sentir saciado, unicamente, abre a boca deixando entrar oxigênio,  fita o sol, medita, pratica yoga e sente cair de um buraco no céu-da-boca uma substancia que os hindus chamam, em sânscrito, de amrita. O que lhe possibilita energizar desde que recebeu a graça da deusa Amba (Durga).
.           Os médicos indianos estão acompanhando o caso há anos, em 2003, no Hospital Sterling, foi submetido a um check-up e, também, foi mantido  em situação de observação permanente por 10 dias, quando ficou sem comer, beber, defecar e urinar.
.             Em 2006, o Discorvery Chanel apresentou um documentário sobre o sadhu, sábio inspirado indiano.
.             Agora, em fins de abril e inicio de maio de 2010 (de 22/04 a 06/05/2010), por 15 dias, Prahlad Jani foi observado minuciosamente por 30 médicos, por iniciativa do Ministério da Defesa Indiano, quando também permaneceu – por todo período sem beber, comer, defecar e urinar, deixando os médicos estupefatos.
.             Dentro de 3 meses, os médicos do Ministério da Defesa pretendem divulgar os resultados de uma bateria de exames como de sangue, hormonal, ressonância magnética, eletroencefalograma, ecocartiograma, etc. Mas, já adiantaram que o pulmão dele é normal e o cérebro possui células como de jovem de 25 anos. Os médicos pretendem ainda fazer um estudo comparativo dos resultados de 2003 e os de 2010.
.               Ao serem inquiridos sobre os motivos da pesquisa, os médicos disseram estar buscando meios de assegurar maior resistência para soldados na selva, para enfretamento de catástrofes naturais e outras situações extremas.
.               O neurologista SUDHIR SHAN, um dos principais médicos da equipe,  declarou: “Continuamos sem saber como ele sobrevive. É um mistério. (...) Se ele não tira energia dos alimentos e da água, deve tirá-la de outras fontes, e o sol é uma delas.”


.                Há algumas críticas sobre a validade das pesquisas realizadas, com suspeição da sua veracidade com os fatos, fundamentando os críticos que o principal médico das pesquisas pertence a mesma religião do Prablad Jani, não houve acompanhamento de outras esquipes médicas, além da equipe indiana,  ... , e tal pesquisa ainda precisa de um acompanhamento de cientistas mais isentos.
 SE QUISER ACESSAR MAIS MATERIAS SOBRE PRAHLAD JANI, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário