English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 21 de novembro de 2010

COREOGRAFIAS DO YOGA: 4 DELAS SÃO EXEMPLARES

.               As origens do yoga estão intimamente ligadas com o encadeamento, dos movimentos,  com a dança, afinal Shiva  - o criador mitológico do yoga - foi o primeiro e rei dos bailarinos, o Nataraja. E destas origens do yoga vêm também as coreografias.
.               As coreografias do yoga já existiam nos primórdios da civilização, encandeando a prática (sadhana)  em suas posições yóguicas (ásanas). A  que continou mais conhecida a saudação ao Sol: surya nasmaskar.
.               Outras duas sequências se fizeram presentes em diversas escolas, como a Chandra Nasmaskar (Saudação da Lua) e a Virabhadrásana Namaskar (Saudação do Guerreiro).
.                Hoje, algumas escolas, como a Swásthya Yoga, utilizam de coreografia na prática de sequências de yoga, com encadeamentos, harmônicos, precisos, suaves, firmes e fortalecedores, ... e, o que é mais importante, na sua execução o praticante busca o divino, a identificação (nyasa) com o deus Shiva, aprofundando no seu interior e com o Eu Universal (Purusha), enquanto vive seus movimentos ciente dos princípios morais (yamas e niyamas).
.                   Na execução da coreografia,  identificado e inspirado(a) com  atenção suave no que quer transmitir,   o(a)  praticante (sadhaka) recorre,  sincronizando, aos ásana, mudrá, pránáyáma, música e movimentos, além de sentimentos bem dirigidos tanto os rasas (9 qualidades essencias ou sentimentos: erótico, cômico, patético, furioso, heróico, terrível, odioso, maravilhoso e/ou  pacífico) e bhávas, sentimentos intensos  expressos e correpondentes (amor, alegria, piedade, raiva, energia, medo, desgosto, surpresa e/ou tranquilidade). 
.                  Aqui, a apresentação de 4 coreografias  exemplares. São das instrutoras Gisele Correia e Michele Hayshi, e dos Instrutores Eduardo Saldanha e Rodrigo Veras.

Primeiro, as coregrafias com show de sincronia, harmonia, beleza, comprenetração, femilidade de shakti. São as instrutoras Gisele Correia e Michele Haishi.
 



Agora, os instrutores RODRIGO VIVAS e EDUARDO SALDANHA, como exemplo, de masculinidade de Shiva, harmonia, sincronismo, encadeamento, força, presença e ... profundidade espiritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário