English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 27 de julho de 2011

YOGA SUTRA DE PATANJALI E KRISHNAMACHARYA

    TIRUMALAY KRISHNAMACHARYA tinha 50 anos, quando se fez esta película e é considerado o mais influtente yogue  no estabelecimento do que o yoga se tornou hoje. Entre seus discípulos estão PATTTABHI JOIS, o fundador do Asthanga Yoga; BKS Iyengar, do Iyengar Yoga; Indra Devi, destacada propagadora do yoga no mundo ocidental,  A.G. mohan; esposa da Krishnamacharya Sra. Namagririammal, filhos T.K. Srinivasan, T.K.V. desikachar, T.K. Sribhashyam e as  filhas Srimathi Pundarikavalli, Srimathi t. Alamelu Sheshadri e Srimathi Shubha Mohan Kumar.
    Os mais influentes yogues e yoguinis contemporâneos estudaram com um ou mais discupulos de Krishnamacharya.
    Krishnamacharya nasceu em 1888 Chitradurga, remota vila indiana do distrito de Karnataka,  viveu por mais de 100 anos, até falecer em 1989. Na  juventude   viajou pela Índia, buscando os mestre mais significativos em cada uma das escolas.
    Assim, tornou-se não somente como o mais influente professor de yoga, mas, também, erudito e curador. Ele estudou  as seis escolas principais indianas (Darshana), com tal profundidade que impressionava a todos.
    Krishnamacharya tinha o poder de voluntariamente parar as batidas do coração por mais de dois minutos, provavelmente por reduzir o retorno do sangue venoso ao coração.
    Aqui, ao mesmo tempo que assistimos a realização da prática de asana por Krishnamacharya e B.K.S. Iyengar, ouvimos a YOGASUTRA de     PATANJALI declamada  por KAUSTHUB DESIKACHAR.















Nenhum comentário:

Postar um comentário